Tino-Lego_08.png

Oficina

O QUE É POSSÍVEL ABORDAR NA LITERATURA INFANTIL? Abuso sexual, construção de identidade, invisibilidade social e outros temas incomuns nos livros para criança

3h/a :: pode ser apresentado no formato palestra (até 2h/a)

A quem se destina: professores, bibliotecários, agentes de leitura, psicólogos e demais curiosos acerca do tema.

 

Sinopse: Há muito preconceito e censura quando discutimos o que pode ou não ser tratado na literatura que oferecemos para as crianças. Nesse encontro, a partir de livros como LEILA (em que aborda o abuso sexual na infância), UNIFORME (em que discute a construção da identidade) e OS INVISÍVEIS (sobre invisibilidade social), Tino Freitas discute como alguns temas, que podem ser vistos como inapropriados para os pequenos leitores, podem ser apresentados de forma sensível e criativa. E propõe ao público um olhar mais aguçado para os livros ilustrados, percebendo que seu conteúdo pode ser lido, compreendido e apreciado não apenas por crianças, mas também por leitores jovens e adultos. A Literatura Infantil não como livros para crianças, mas uma literatura TAMBÉM para crianças.

 

Material necessário: o encontro fica melhor se houver projetor data-show com entrada VGA ou HDMI para que o autor use iPad (leva o iPad e conector). Para um público maior de 30 pessoas, é necessário um microfone (qualquer tipo).